Decorreu na passada quinta-feira, no Museu do Vidro, na Marinha Grande, a cerimónia de entrega de prémios da 2ª edição do concurso de poesia “Reutilizar Poesia, Reciclar Palavras” promovido pela Valorlis, com o intuito de criar e consolidar hábitos de escrita, promover e valorizar a poesia como expressão literária e incrementar boas práticas da separação e reciclagem de resíduos, com especial enfoque na reciclagem de vidro.
Uma cerimónia dedicada à poesia e à reciclagem de vidro que contou com a presença dos poetas, familiares, e representantes das instituições participantes que foram recebidos pelas personagens históricas Marquês de Pombal e Philadelphia Stephens. Os poemas foram declamados pela voz do músico marinhense Sérgio Bento.
Os jurados do concurso, o cronista e escritor Bruno Sousa, a bióloga e escritora Carla Veríssimo, ambos poetas e impulsionadores da Poesia e a Administradora da Valorlis, Marta Loia Guerreiro, entregaram os prémios aos vencedores, reconhecendo a qualidade dos poemas recebidos.
Nesta edição foram selecionados poemas pelo júri que estiveram a votação do público na página de Facebook da Valorlis, de forma a envolver a população na temática.
Os participantes vencedores do prémio do júri foram: 1º classificado Sílvio Silva, 2º classificado, André Fonseca, 3ª classificada Isabel Moio. Foi ainda distinguido com uma Menção Honrosa o poema escrito por Ricardo Pereira.
Os participantes vencedores do prémio do público foram: 1ª classificada, Manuela de Castro, 2ª classificada, Nídia Nair.
Os poemas vencedores, foram impressos num saco reutilizável, personalizado e oferecidos a todos os participantes, juntamente com um ecoponto doméstico. Os poetas vencedores receberam ainda um trofeu e um vale para aquisição de livros, nas livrarias locais.
O concurso foi direcionado a amantes de escrita e poesia, residentes nos seis concelhos da área de intervenção da Valorlis, e recebeu 87 poemas, escritos por autores de idades compreendidas entre os 11 e os 87 anos, e ainda de utentes de 10 instituições da região.
Marta Loia Guerreiro, Administradora Executiva da Valorlis, salienta que “esta iniciativa foi um sucesso, com uma boa adesão por parte da população, o dobro da edição anterior, e com uma participação de qualidade manifestada através dos poemas recebido”, e acrescenta que “A Valorlis pretende continuar a associar a reciclagem à expressão literária e artística e desta forma incrementar boas práticas de separação e reciclagem junto de um público mais vasto”.
Ficamos à disposição para quaisquer informações adicionais.