A Valorlis, cumprindo o seu compromisso com a comunidade e a sustentabilidade dos comportamentos sociais, doou 1000kg de composto aos Escuteiros de Leiria-Fátima. O composto foi utilizado para plantar árvores autóctones na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
No início do mês, mais de 700 escuteiros deslocaram-se até à Quinta do Escuteiro para a atividade de guias, ação anual que promovem no início de cada ano escutista, onde procederam à plantação de 134 árvores adquiridas com o apoio da Fundação BPI/LA Caixa, tendo a Valorlis cedido o composto utilizado.
Os jovens, com idades compreendidas entre os sete e os vinte anos, plantaram de forma entusiasmada e empenhada 44 Sobreiros, 15 Carvalhos, 30 Azinheiras, 12 Freixos, 20 Castanheiros e 13 Ciprestes. A plantação de espécies autóctones, por estarem mais adaptadas às condições climáticas do território nacional, são mais resistentes a pragas, doenças e períodos de largas alterações climáticas, como são o caso das chuvas fora de época. O composto da Valorlis é um corretivo orgânico natural de alto valor, para aplicação no solo, promovendo a retenção de água e enriquecendo o solo com nutrientes essenciais ao crescimento das plantas. Este composto, produzido na Valorlis e disponível para todos os interessados na sua utilização, faz parte de uma economia circular.
Para Marta Guerreiro, Administradora da Valorlis, “O apoio da Valorlis neste tipo de ações deixa-nos profundamente orgulhosos. Trabalhamos todos os dias para servir os nossos munícipes, somos um agente vivo da vida nas comunidades onde atuamos e é por isso que estes apoios têm tanto impacto para nós. Eles sublinham o nosso empenho com a missão de compromisso que firmamos todos os dias na nossa atividade.”
O escutismo da região de Leiria-Fátima celebra 100 anos com diversas atividades até ao final de 2025 e espera arrancar vigorosamente este novo ano, com o compromisso de proteger estas novas habitantes da Quinta do Escuteiro.